Capoto / Etics, Isolamentos

Aplicar cerâmica por cima de capoto

Colar ceramica por cima de capoto

Prática antiga mas de cada vez mais recorrente nos dias de hoje, o hábito de aplicar cerâmica como acabamento está de volta.

Sendo assim, aplicar cerâmica por cima de capoto, é possível?

Sim é possível, mas requer respeitar certas etapas, parâmetros e procedimentos para evitar problemas futuros.

Sendo um acabamento tradicional no nosso país, aplicar cerâmica por cima de capoto, pode tornar-se algo delicado se não respeitar parâmetros muito importantes no sistema.

Como falamos de um acabamento com um certo peso, devemos verificar e ponderar se o mesmo pode, ou não,  ser aplicado na fachada sem comprometer o sistema.

 

Aspetos a ter em conta

Antes de tudo, o primeiro ponto a ter em conta é do peso m2 do revestimento que se irá aplicar. Nas soluções que recomendamos e comercializamos, soluções weber saint-gobain, dispomos de dois sistemas para poder receber essa aplicação:

  • Sistema webertherm keramic light, para elementos até 900 cm2 e com peso máximo de 20 kgs / m2. Altura máxima 28 metros.
  • Sistema webertherm keramic plus, para elementos até 3600 cm2 e com peso máximo de 30 kgs / m2. Altura máxima 28 metros.

Como segundo ponto, tão importante como o primeiro, a execução do sistema capoto / etics requer uma aplicação com cuidados redobrados. Estes são:

  • Os painéis isolantes devem estar colados integralmente.
  • Em suportes novos, a colagem dos painéis deve ser executada com webertherm pro (keramic light) ou webertherm plus (keramic plus)
  • Em suportes de renovação, a colagem dos painéis deve ser executada com webertherm flex P para ambos os sistemas

A preparação do sistemas keramic para aplicar cerâmica em cima de capoto

Após ter as placas isolantes devidamente coladas, existem duas alterações a realizar no barramento armado para os sistemas keramic

No sistema keramic light:

  • A aplicação das buchas de fixação é realizada acima da rede já com a primeira camada endurecida.
  • O revestimento cerâmico deve ser colado com colas da gama webercol flex e betumado com webercolor flex ou webercolor premium +.

No sistema keramic plus:

  • A aplicação das buchas de fixação é realizada como no sistema tradicional, no entanto é realizado um duplo barramento armado, com 3 camadas de argamassa a perfazer no mínimo 8mm.
  • O revestimento cerâmico deve ser colado com colas webercol flex L+ ou webercol flex XL+ e betumado com webercolor flex ou webercolor premium+.

 

Back to list

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *