Ferramentas, Segurança

Escadote profissional ou doméstico?

Escadote profissional ou doméstico

Escadote profissional ou doméstico? Pergunta digna de um profissional?

Se está do lado de um verdadeiro profissional é bom que não se coloque essa questão, pois para poder realizar e garantir trabalhos de qualidade é essencial contar com ferramentas também elas de qualidade, mas acima de tudo que não comprometem a sua segurança. Entre as ferramentas mais importantes nesse contexto de segurança estão os escadotes. Portanto não se coloque essa questão, opte logo por escolher um escadote profissional.

Sabia que em Portugal, de acordo com dados da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), em 2020 ocorreram 101 acidentes de trabalho com escadas ou escadotes, dos quais resultaram 2 mortes e 23 casos graves. Em relação à Europa, um estudo do Eurostat mostra que os acidentes de trabalho relacionados com quedas de altura representam cerca de 20% dos acidentes fatais e cerca de 7% dos acidentes com incapacidade de longa duração. O mesmo estudo indica que os trabalhadores da construção civil, manutenção e reparação são os que apresentam maior risco de sofrerem acidentes de trabalho relacionados com quedas de altura.

Nao queira fazer parte desta estatística e opte sempre por um escadote profissional

 

Qual a diferença do escadote profissional perante um doméstico?

Um escadote profissional está projetado para suportar cargas maiores e para oferecer maior estabilidade e segurança relativamente a um escadote doméstico. Feito de materiais de alta qualidade, como alumínio, aço e fibra de vidro e certificados por normas de segurança para garantir a sua qualidade e durabilidade.

Além disso, um escadote profissional possui um design mais robusto e recursos adicionais de segurança, como corrimões, travas de segurança e degraus antiderrapantes. Já o escadote doméstico será por norma feito por materiais menos resistentes, sem travas de segurança e bem mais frágil comprometendo também a estabilidade do mesmo.

 

 

Vantagem real do uso do escadote profissional na obra.

Em primeiro lugar, a capacidade de carga é superior, um ótimo aliado à questão da segurança e resistência superior de que já falámos atrás. Mas também existe uma outra grande vantagem que é o fato de possuírem zonas para colocar as ferramentas necessárias para a execução dos trabalhos.

Pelo fato de ser feito com materiais mais resistentes e duráveis, também já não aparecerá na obra com aquele escadote todo cheio de ferrugem.

 

 

Como sei que estou a adquirir o escadote certo?

Todo o escadote profissional tem de possuir um selo de teste e certificação para garantir que cumpre com todos os requisitos de qualidade e segurança.
A Norma EN131 é a norma europeia responsável por certificar se os escadotes cumprem esses mesmos requisitos.

Back to list

Deixe um comentário