Será que o capoto ganha fungo? “É claro que o capoto ganha fungo… Nunca vi capoto a não ter as paredes negras em pouco tempo…” Assim dizem muitos… mas com apenas 5% de razão, e facilmente vamos clarificar como se passa de 5% de razão, a demonstrar que o capoto não ganha fungo.
Antes de tudo teríamos de começar por explicar o que é o capoto, mas se chegaram a este artigo eu acredito que essa parte já esteja mais que resolvida para os nossos leitores. Caso não esteja basta acederem ao link alaranjado na frase anterior.
Então mas o capoto ganha fungo? A resposta é NÃO!
O capoto em si não ganha fungo. No entanto, a superfície do revestimento pode sim desenvolver fungos ou algas sob certas condições. Mas são essas condições e particularidades que queremos apresentar de seguida, para que entenda o que é fungo, o que não é, e como evitar todas essas questões chatas na sua obra.
E esse fungo pode acontecer por diversos motivos, motivos esses que para afetarem o acrílico (revestimento orgânico sempre tratado por acrílico), têm de reunir as particularidades abaixo:
Condições para o aparecimento de fungos
Os fungos e algas precisam de humidade, matéria orgânica e temperaturas amenas para se desenvolver. Em ambientes onde há presença constante de humidade, pouca luz solar e ventilação inadequada, a superfície do capoto pode se tornar um local propício para o crescimento desses organismos.
No entanto existe outro aspeto imensamente importante que irá fazer com que não tenha de ter uma tão grande preocupação com o que explicamos acima. O acabamento que colocar como finalização do seu sistema de capoto possuir agentes e tratamento anti-fungo. Não é um segredo mas sim algo que se tem de ter em conta e de elevada importância. Se o acabamento decorativo possuir um tratamento anti-fungo, não terá sequer de se perguntar se o capoto ganha fungo.
Alguns produtos de certas marcas necessitam de ser aditivados para cumprir com essa parte de agente anti-fungo. Já outras optam por realizar o produto finalizado já com esse mesmo anti-fungo na sua elaboração. Os produtos weberplast decor e weberplast decor plus são fabricados já com esses agentes no mesmo.
“Ah, mas a mim disseram-me que todos ganham fungo“. “O vendedor da marca X disse que era normal acontecer fosse que marca fosse“.
As marcas passam por desafios de cada vez maiores, seja para estarem competitivas no mercado, seja para cumprir padrões mais ecológicos também. Nuns dos casos criam-se produtos de mais fraca qualidade para ser competitivo, noutros casos as leis limitam as cargas de agentes químicos que podem ser utilizados. No entanto marcas com preocupação ambiental e foco em desenvolver produtos de qualidade, conseguem equilibrar a balança apresentando ótimos produtos ao preço correto. E assim ter um acabamento em que já não tenha de se preocupar se o capoto ganha fungo.
“Também sei de produtos supostamente de qualidade, e apareceram na mesmo fungos” Com isso vamos agora explicar outra coisa. Aqui vai abaixo.
Diferença entre fungo e sujidade
Claro que não estamos a queremos esconder algo, pois não é de nosso interesse. E como dissemos acima, 5% das pessoas poderá ter razão quando dizem que o capoto ganha fungo. No entanto já explicámos acima como é que se consegue evitar de ter esse problema na sua obra.
Agora, para quem faz parte da percentagem de que todos os capotos ganham fungo, há que entender que fungo no produto é diferente de sujidade na parede! Sujidade é a acumulação de poeira, poluição e outros detritos que se depositam na superfície do capoto. Fungos, por outro lado, são organismos vivos que se alimentam da matéria orgânica presente na sujidade ou nos resíduos deixados por chuvas e outros fatores ambientais.
Ou seja, com acabamento que possua tratamento anti-fungo, ou não, a sujidade nas paredes essa irá acontecer sempre. Imagine comprar um carro novo, com aquela pintura brilhante, a ser um espelho autêntico e a estar sempre no exterior sem nunca entrar na garagem. Garanto que em poucos dias / semanas vai lavar o carro. Com as paredes das habitações a situação é a mesma, diferenciando-se que por norma as lavagens ocorrem passados anos e não alguns dias como nos carros. Portanto o capoto ganha fungo? Não todo ele, mas lógico que se suja, tal como o carro e como outras paredes sem sistema capoto.
Sendo assim, é essa particularidade de diferenciar o que acontece que tem de entender. Se a sua parede estiver suja, o que é perfeitamente normal, irá visualizar isso apenas após alguns anos, e com uma lavagem realizada no suporte, a mesma ficará novamente limpa e isenta de sujidades. O capoto nao é auto-lavável, tal como o carro, pessoas e não só. Chega a um momento em que é preciso um banho.
Agora já sabe tudo para não ter medo com a questão do capoto ganhar fungo
Vai realizar casa e precisa de colocar capoto? Então na questão do fungo aqui vai um resumo:
-
- O capoto não ganha fungo por si se realizado com os produtos adequados para tal.
- As sujidades irão sim aparecer nas paredes ao longo dos anos, visto o acabamento aconselhado ser mais poroso. Mas ganha sujidade como qualquer parede
- A lavagem das paredes é um procedimento realizável em qualquer suporte, existindo inclusive produtos como o weber antimousse para lavagens, desde as mais simples a paredes com fungos e micro-organismos vegetais.
- Escolha materiais de qualidade para garantir que o anti-fungo está presente no produto.
Se continuar a possuir dúvidas, não hesite em nos contatar.