Isolamentos

O que é o capoto?

O que é o capoto?

Capoto, ETICS, Isolamento Térmico Exterior?

Comecemos já por desmistificar os termos… Porque tantos? Serão todos iguais? Qual o correto?… Muito confuso de entender por muitos, mas nós explicamos.

O termo correto e a sigla a utilizar é de ETICS, que vem do ínglês External Thermal Insulation Composite System, que traduzido ao nosso português significa Sistema de Isolamento Térmico Exterior. Esse é o termo correto a aplicar cá em Portugal, visto que não se efetuou nenhuma tradução, contrariamente a outros países em que esses não adotaram nem adaptaram a sigla original inglesa.

Tudo certo até aqui, mas de onde aparece o capoto? O termo capoto que vem de capotto e não define o sistema mas sim uma marca que começou a comercializar os seus sistemas de isolamento térmico exterior com essa denominação (origem italiana) e que acabou por ficar no ouvido de todos e se manter aos dias de hoje.

 

Quais as vantagens de realizar um sistema de capoto?

Ao realizar um sistema de ETICS / CAPOTO na sua habitação, está a contribuir para que as energias não sejam perdidas pelas paredes. Isto é, resolver aquela situação chata de ter a casa fria no Inverno e quente no Verão.

O Isolamento Térmico Exterior permitirá realizar uma correção de todas as pontes térmicas que existam. Isto é, anular a transmissão de energias que ocorre através das paredes.

Casa eficiente com capoto
Casa eficiente com capoto

Simplificando com exemplos concretos de estações do ano

Inverno:

Acabe com as faturas astronómicas de energia para manter a sua quente.

O que acontece com uma habitação que não se encontre devidamente isolada termicamente, ou seja com capoto aplicado, é que toda essa fonte de calor que realizará para aquecer a mesma, se perderá pelas paredes em comunicação com o exterior. Isso resultará em faturas de energia astronómicas pois necessitará de estar constantemente a aquecer para compensar toda essa energia que se perde. Com capoto aplicado, a fonte de calor não estará em funcionamento tanto tempo, pois as paredes irão manter a temperatura e calor produzido.

Aplica-se a mesma questão dos recipientes / garrafas térmicas nas quais pode manter bebida quente ao longo de muitas horas.

Verão:

Aplica-se a mesma lógica do Inverno, mas com a situação oposta, na qual poderá ter que manter os seus equipamentos a produzir temperatura confortável durante várias horas de modo a combater todo o calor que é absorvido pelas suas paredes em contato com temperaturas elevadas no exterior.

Imagine os frigoríficos e arcas sem estarem devidamente isolados? Toda a energia de frio seria perdida rapidamente obrigando os mesmos a estarem constantemente a trabalhar e sem terem o rendimento devido prejudicando assim a conservação dos alimentos

Importante: No caso do Verão existe inclusive a particularidade de que muitas das casas corretamente isoladas, deixem de necessitar de fontes de energia fria (ares condicionados por exemplo) para se manterem com um temperatura confortável. Para o caso do Inverno, existem também habitações que passam a não necessitar de qualquer energia a ser produzida para aquecer, visto que conjugado o sistema com outros fatores (vidro das janelas, qualidade das janelas, sistemas de ventilação, disposição da construção da casa), conseguem ter uma temperatura habitacional agradável / confortável.

Não tendo esses fatores todos a favor, e também podendo ser uma pessoa que considera o sua temperatura de conforto mais elevada, passará a ter um fonte de calor a funcionar muito menos tempo, traduzindo-se numa elevada poupança energética.

 

Como é realizado o sistema ETICS / CAPOTO?

O sistema ETICS / CAPOTO é realizado através da aplicação de placas isolantes / argamassas isolantes (eps, xps, lã mineral, lã de rocha, vidro expandido… entre outros) sobre as paredes da habitação pelo exterior. É através dessa aplicação que é corrigida a ponte térmica existente entre o interior e o exterior.

A aplicação pode ser diferente nalguns casos, dependendo do tipo de suporte / tipo de construção mas o princípio é sempre similar, sendo as placas isolantes coladas ao suporte através de recurso de argamassas específicas para o efeito, na qual é realizado após, uma fixação mecânica adicional (buchas de fixação). Após as placas devidamente fixas ao suporte, é realizado um barramento armado com recurso a argamassas específicas e rede de fibra de vidro, para no final receber o acabamento colorido à cor escolhida.

Durante esse procedimento de aplicação existem diversos acessórios para além das placas isolantes, argamassas e buchas, que são utilizados para a realização do mesmo de modo a ficar um sistema completo e a cumprir com todas as regras a que o mesmo obedece.

Se quiser aprofundar ainda mais essa questão técnica, deixamos a ficha técnica do sistema webertherm classic da Saint-Gobain que nós LIZTHERM representamos.

A escolha do tipo de placa isolante difere existindo particularidades e valências diferentes em cada uma. Valências essas que diferem na questão de resistência térmica, resistência acústica e permeabilidade ao vapor de água. Criaremos outro artigo para o esclarecer também nessas questões.

 

Aplicação de capoto

Importância da escolha da marca e do aplicador

Enquanto distribuidores com elevado conhecimento na área, e com imensos anos de experiência de ETICS / CAPOTO, recomendamos sempre que sejam adquiridos produtos de marcas certificadas e com a certeza de que as garantias indicadas pelos mesmos sejam cumpridas. Apesar de sermos representantes de um grupo que sabemos que não compromete os valores acima mencionados, não sendo só por acaso líder mundial da construção sustentável e dos maiores grupos da construção civil, a escolha de outras marcas é de total liberdade dos clientes. Mas nunca descurar a questão das certificações e garantias.

Quanto ao aplicador? Existe um ditado antigo que diz que bom profissional faz otimo trabalho com material mau. Quanto ao mau não vamos por aí, mas sim excelente profissional poderá executar um serviço que um péssimo profissional mesmo com os melhores materiais não realizará.

A receita ideal é a conjugação de um bom profissional com os bons produtos, e para isso aconselhamos devidamente que peça sempre obras de referência para poder analisar e visualizar. Faça perguntas ao técnico de modo a saber se o mesmo se encontra confortável com o sistema. Existem diversos pormenores no ETICS / CAPOTO que são muito importantes, pois não se trata só de isolar com placas pelo exterior, e nós poderemos ajudá-lo nesse processo de modo a ter a certeza que o profissional lhe irá realizar um trabalho correto e adequado.

 


Se ainda possuir alguma dúvida acerca do sistema de ETICS / CAPOTO, não hesite em contactar.

Back to list

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *